sábado, 7 de março de 2009

O PSOL DE BÚZIOS ESTÁ DE OLHO NA IMPRENSA LOCAL QUE ESTÁ ALUGADA AOS GRANDES INTERESSES.



Em 2001, conheci uma das pessoas mais guerreiras na causa do combate à corrupção no Brasil. Após assistir pela TV que um grupo de moradores da cidade de Ribeirão Bonito, interior de São Paulo, resolvera denunciar as falcatruas do prefeito da cidade ao MP, quis conhecer melhor a história e contactei a AMARRIBO (Amigos Associados de Ribeirão Bonito) que na época começava a encorajar populações Brasil afora com seu exemplo extraordinário de cidadania e coragem. Aí, foi inevitável; conheci o seu Presidente Fundador Antoninho Marmo Trevisan, e tive o privilégio de entrevistá-lo por quase uma hora em meu programa. Nossa empatia foi tão grande que Antoninho me mandou 100 exemplares da 1ª edição da Cartilha de Combate à Corrupção. Lembro-me de que sorteamos tudo no programa Bom Dia Búzios. Fiquei apenas com um exemplar que consulto a cada nova experiência que me deparo nesta luta do bem contra o mal, que é a corrupção em nosso país. Hoje a cartilha está na sua 3ª edição e merece ser lembrada sempre.
A cartilha tem 75 páginas com vários itens, todos muito importantes, mas quero chamar sua atenção para o capitulo que trata da imprensa local, lá, em Ribeirão Bonito.
Em muitos casos, quadrilhas especializadas em fraudar os cofres municipais se apropriam dos meios de comunicação da cidade ou da região para poder com isso, manipular a opinião pública ao seu favor.
Não podemos nos esquecer de que as cidades do interior são sempre alvos destas quadrilhas. A mobilização popular em cidades pequenas é sempre mais difícil; digo “mobilização verdadeiramente popular”, aquela que não exclui, mas sim a que arregimenta, porque é lógico que a “imprensa comprada” escolhe seus interlocutores para formar a opinião da grande massa. O caso Daniel Dantas - o banqueiro acusado de corrupção - é um exemplo disso. Dantas foi acusado de comprar jornalistas e editoriais de jornais e revistas de grande circulação para ter a opinião pública favorável à sua suposta corrupção. A Policia Federal identificou vários jornalistas que falavam a favor de Dantas, antes, durante e depois da Operação Satiagraha.
Além de chamar atenção para os interlocutores do poder, a Cartilha discorre sobre licitações e anúncios que estes “veículos” recebem, ou, receberão para dar credibilidade às ações dos governantes.
O PSOL DE BÚZIOS ESTÁ DE OLHO NA IMPRENSA LOCAL QUE ESTÁ ALUGADA AOS GRANDES INTERESSES.
Beth Prata (Psol Búzios)

Nenhum comentário: